Você está em:  » Serviços  » Construção Civil
Atualizado em 13/12/2012

Construção Civil

Projeto de Reforma e Construção de Escolas

Cada vez mais as escolas estão proporcionando ambientes saudáveis, com condições físicas e estruturais para o estudo, colaborando para a saúde e o conforto dos alunos, fatores que refletem no aprendizado e no seu desempenho.

Em paralelo com as condições físicas e estruturais para o estudo, estão as mudanças das formas de ensino devido à tecnologia. A arquitetura escolar está passando por um processo de evolução e redefinição de conceitos para tornar-se um ambiente cada vez mais estimulante ao aprendizado de seus alunos e a serviço da comunidade que a cerca.

A arquitetura escolar tem como objetivo criar o espaço ideal e necessário para desenvolver as atividades escolares. A experiência da criança com o ambiente escolar é sempre marcante. A escola é de fato sua segunda casa, é um lugar onde se passa grande parte do dia. Até o final do ensino médio o aluno terá passado aproximadamente 13 mil horas dentro da escola.

Manutenção e Sustentabilidade

As escolas devem ser construídas, ou reformadas com materiais de fácil manutenção, para que a boa conservação do edifício seja um fator de estímulo para o aprendizado e auto-estima do aluno.

Todo material utilizado deve ser de boa procedência e de marcas reconhecidamente boas e duráveis. Além disso, deve-se priorizar a utilização de materiais e conceitos de sustentabilidade para ensinar às novas gerações sobre a importância do equilíbrio da humanidade com o meio ambiente.

O custo total da reforma em um curto prazo é mais caro, mas deve-se pensar em médio e longo prazo, para que a reforma não gere gastos no futuro com manutenções maiores.

 

Trabalhabilidade é a propriedade do concreto associada a três características:

1. Facilidade de redução de vazios e de adensamento do concreto.
2. Facilidade de moldagem, relacionada com o preenchimento da fôrma e dos espaços entre as barras de aço.
3. Resistência à segregação e manutenção da homogeneidade da mistura, durante manuseio e vibração.

Propriedades no estado endurecido

Basicamente, o concreto endurecido deve apresentar resistência mecânica e durabilidade compatíveis com as condições do projeto e ao ambiente ao qual a estrutura fica exposta. Como obter a resistência desejada? Para obter a resistência especificada no projeto estrutural, vários fatores devem ser considerados:
• Para a dosagem do concreto, é importante ter a especificação da relação água / cimento, as características dos agregados e a especificação do cimento.
• Durante a execução, devem ser tomados cuidados no recebimento, transporte, lançamento, adensamento e cura.