Você está em:  » Dicas  » A conscientização em busca de um meio ambiente melhor
Atualizado em 02/12/2011

A conscientização em busca de um meio ambiente melhor

Nos dias de hoje, o meio ambiente é tema de grandes discussões mundiais, em busca de uma solução de preservação para as próximas gerações. Por conta dessas discussões, o ser humano tem consciência que os cuidados são necessários e importantes para todos.

E você, o que faz para o meio ambiente?

Muitas ações mundiais e decisões conjuntas foram obrigadas a serem seguidas à risca para manter qualidade no meio em que todos vivem, dentre elas, criação de entidades voltadas para o meio ambiente, aprimoramento das fontes renováveis de energia, legislações ambientais, entre outros. No Brasil, temos o exemplo do Conselho Nacional do Meio Ambiente, responsável pelos debates e consultas de toda a política nacional voltada para o meio ambiente.

O trabalho que envolve entidades e o governo começa pela educação da população. A “agressão” ao meio ambiente ainda é visível e parte do que se pode fazer está relacionado ao próprio ser humano, seja em pequena ou larga escala.

Dia Mundial do Meio Ambiente – No dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é um marco, no qual chefes de Estado se comprometam a cuidar do planeta, assinando tratados e demonstrando que algo pode ser feito.

A data foi estabelecida pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, que abriu a Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Dentre os objetivos da comemoração estão capacitação das pessoas a se tornarem agentes ambientais, mostrar o lado humano das questões ambientas, promover a conscientização, entre outros.